A Faculdade Don Domênico recebeu, no dia 31 de janeiro, o Prof. Dr. Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do SEMESP – Sindicato dos Mantenedores do Ensino Superior, e Presidente do Comitê Gestor do STHEM Brasil – Consórcio IES brasileiras e LASPAU (Harvard).

O professor ministrou a palestra “Gestão, Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa” para os professores da faculdade.

“Uma IES bem organizada na gestão não irá encantar e engajar os estudantes se não agregarem valor na formação. As IES terão que ampliar a discussão sobre como os alunos aprendem, trabalhar com temas que são significativos para a vida dos estudantes, manter um vinculo efetivo com os empregadores, focar em uma formação pautada em competências, repensar o modelo da sala de aula, investir na capacitação dos professores para que utilizem metodologias ativas, enfim, os próximos anos exigirão dos gestores outros desafios.

Os jovens que estão chegando e as próximas gerações que ingressarem em nossas IES exigem um ensino que seja efetivo, que lhes traga formação, que lhes permita ter um futuro profissional, que o valor das mensalidades seja justificado pelo aprendizado.

Não bastará uma IES com recursos financeiros se não houver uma proposta de ensino e aprendizagem efetiva. Um curso que não desperta interesse, que não motiva os estudantes, que não fomenta a aquisição de competências exigidas pelos empregadores será pouco atrativo, assim, a evasão, a inadimplência, a ausência nas aulas e o frágil desempenho acadêmico dos estudantes serão fatores comuns no cotidiano das preocupações dos gestores.”

Com essa fala, o Prof. Fábio Reis desafiou os professores da Faculdade Don Domênico a entrarem de cabeça no processo de inovação da IES.