O que é ?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico é responsável pela aplicação de questionários semestrais aos alunos, funcionários e profissionais da Instituição e, também, à comunidade, com o propósito de analisar questões acadêmicas para os alunos, melhorias para funcionários e profissionais e a importância social das atividades da Instituição

Ela é composta por representantes dos professores, dos alunos, dos servidores técnico-administrativos e da sociedade civil. A função constituinte da CPA é coordenar a auto-avaliação institucional da Faculdade Don Domênico, desde a elaboração do método, passando pela sua implementação e pela sistematização dos resultados, até a redação do relatório final. Este relatório subsidia o planejamento administrativo-pedagógico da instituição e é usado pelo INEP/MEC no recredenciamento institucional e no reconhecimento dos cursos, dentre outros.

Criada em 2008, atualmente, conta com adesão superior a 90% dos alunos da Faculdade, sendo realizada a avaliação por meio de um questionário não obrigatório.


O que é auto-avaliação institucional?

A auto-avaliação institucional é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC, composta pela CPA, pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e pela Avaliação Externa.

A Auto-avaliação Institucional é estratégica para o planejamento administrativo-pedagógico da Faculdade Don Domênico, por ser um importante instrumento para se conhecer as potencialidades e dificuldades de uma instituição de ensino.

Para atingir seus objetivos, a Auto-avaliação deve ser abrangente e democrática. Por isso é importante a participação efetiva de todos os segmentos institucionais.


Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

A proposta de Avaliação Institucional vem atender às solicitações do Ministério da Educação (MEC), pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), política direcionadora a escolas superiores públicas e particulares. Partindo-se do pressuposto de que não se pode padronizar um trabalho como esse, visto serem diferentes os modelos de escolas superiores no Brasil, torna-se necessário adequar, dentro das diretrizes propostas pelo MEC, os veículos de avaliação, de acordo com as características particulares de cada instituição.

O SINAES se baseia na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social e do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

    A - Avaliação Institucional

    B - Avaliação dos cursos de graduação

    C - Avaliação do desempenho dos estudantes


Composição

A CPA é um órgão autônomo, diretamente vinculado à Diretoria da Faculdade Don Domênico e possui a seguinte composição:

    Corpo Docente:
    Prof. Esp. André Luiz Gonçalves Rojas
    Prof.ª Ms. Eliza Helena Ercolin

    Técnico-Administrativo:
    Profª. Ms. Mônica Machado Alonso (coordenadora)
    Prof. Me. Marcel André Valluis

    Corpo Discente:
    Daniel Rodrigues de Lima Santos
    Donisete Oliveira Tavares

    Sociedade Civil:
    Prof. Lauro Andrade de Oliveira
    Rodrigo Mendes da Silva

RESULTADOS OBTIDOS NAS ÚLTIMAS AVALIAÇÕES REALIZADAS:

    - 20171 - FECLE e Docentes
    - 20162 - FECLE e Docentes
    - 20161 - FECLE e Docentes
    - 20152 - FECLE e Docentes - Comunidade
    - 20151 - FECLE e Docentes
    - 20142 - FECLE e Docentes
    - 20141 - FECLE e Docentes
    - 20132 - FECLE e Docentes
    - 20131 - FECLE e Docentes
    - 20122 - FECLE e Docentes
    - 20121 - FECLE e Docentes
    - 20112 - FECLE e Docentes
    - 20102 - FECLE
    - 20101 - FECLE | Docentes

CONTATO

Telefone: (13) 3308-3000
Horário de atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 14h às 22h
E-mail: cpa@dondomenico.com.br