A COLAP - Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (PROUNI) - foi implementada nas Instituições de Ensino Superior (IES) para atender à portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009. O objetivo da COLAP é acompanhar, averiguar e fiscalizar a prática do PROUNI nas IES privadas, além de interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões. Destarte, quaisquer dúvidas e/ou sugestões para melhoria/denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico, devem ser encaminhadas à COLAP, para serem analisadas e discutidas em reuniões de natureza consultiva entre seus membros.

A COLAP deve ser formada por um aluno da IES, um professor, um membro da IES, que deve ser o coordenador ou um dos responsáveis pelo PROUNI na faculdade e um representante da sociedade civil, devendo haver um suplente para cada membro titular.

O processo de escolha dos representantes discente e docente e seus suplentes deverá ser feito por meio de eleições, divulgado na IES.

A COLAP tem a finalidade de aprimorar as relações acadêmicas entre os bolsistas PROUNI e a IES. O Art. 2º da referida Portaria dispõe sobre sua instituição e determina que a COLAP:


    I - exerça acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI nas IES participantes do Programa;

    II - interaja com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI (CONAP);

    III - emita, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI; IV - forneça informações sobre o PROUNI à CONAP.


Documentos disponíveis para consulta

    - Regimento interno da comissão

    - Portaria N°3/2014
    - Portaria Nº7/2012

    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2017/1
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2016/2
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2016/1
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2015/2
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2015/1
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2014/2
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2014/1
    - Relatório Circunstanciado - PROUNI 2013/2